sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

A SATA e o turismo na Região


A nota de imprensa pode ser lida aqui.


Requerimento
Como forma de favorecer o turismo orientado para as atividades submarinas, até há relativamente pouco tempo a SATA oferecia 10 quilos de bagagem suplementares, havendo disponibilidade de peso no avião, aos passageiros que transportassem material de mergulho. Era uma medida correta e importante para o turismo da Região.
Contudo, as recentes alterações às regras de bagagem vieram alterar profundamente este quadro. Agora, a Sata não só não oferece nenhum peso suplementar, como cobra um extra de 35 Euros pelo transporte deste tipo de material.
E, pior cobra esta taxa mesmo que esse material não atinja os 20 quilos de bagagem de porão autorizados por passageiro, o que constitui um desonesto oportunismo e que é, para os turistas que nos visitam, motivo de incompreensão e revolta.
Este tipo de atitude é incompatível com o anseio dos Açores se tornarem um destino valorizado em termos das atividades marítimas e subaquáticas e prejudica diretamente a nossa atratividade, sem que exista uma razão clara que o justifique.
Ao contrário do que sucede, o PCP considera que o crescimento deste tipo de atividade deve ser estimulado e apoiado, considerando nomeadamente o retorno económico gerado por uma atividade ecologicamente sustentável e valorizadora dos nossos recursos ambientais. Assim, defendemos que a oferta de peso adicional aos praticantes de mergulho, condicionada à disponibilidade no respetivo voo, deve ser reinstituída.
Assim, a Representação Parlamentar do PCP Açores solicita ao Governo a seguinte informação:

- Que razões justificam a cobrança pela SATA de um adicional de 35 Euros aos passageiros que transportam material de mergulho e de outras atividades desportivas aquáticas?


- Qual a justificação para a cobrança desse adicional mesmo para os que transportam menos de 20 quilos de bagagem?

- Está o Governo disponível para alterar esse regulamento, reinstituindo a oferta de 10 quilos de bagagem adicional aos passageiros que transportem material de mergulho, com o objetivo de apoiar e estimular o desenvolvimento do turismo subaquático e marítimo nos Açores?


Horta, 17 de Fevereiro de 2012
O Deputado do PCP Açores
Aníbal C. Pires

2 comentários:

  1. A SATA é uma VERGONHA para os Açores e para os Açoreanos, simplesmente está a dar cabo da economia da pobre região. Para que serve ter belezas naturais fantàsticas se não temos condições para as dar a conhecer?.
    Os Açores, ilhotas perdidas e isoladas no meio do Atlântico tem que ter uma politica de transportes acessivel para os residentes, preço passagem, limite bagagem transportada e para os de fora. Só assim se consegue que hotelaria, restauração, e todas as atividades ligadas a este sector, progridem. Hotéis vazios e a fecharem! Restaurantes a fecharem! Taxistas e aluguer de viaturas, aflitos!Como querem desenvolver os Açores, com "balões" de empréstimos da europa para os nossos trisnetos que ainda não nasceram, já estarem endividados?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Car@ Senhor(A),
      Não me parece que seja a SATA a responsável pelo desaire do Turismo na nossa Região.
      Não me parece muito sensato "atacar" a comapnhia aérea pública. Bem vistas as coisas a SATA é património regional, nosso portanto.
      Julgo que as responsabilidades pela situação dramática que se vive, não é apenas o Turismo e tudo o que gira à volta dele, é a economia regional no seu conjunto, têm de ser assacadas a quem governa e a quem governou.
      Não estou a desculpar a administração da SATA mas a colocar a questão na sua génese - as opções políticas.
      Opções europeias, nacionais e regionais.
      Abri mais uma excepção ao publicar um comentário anónimo mas agradeço que não façam comentários anónimos pois, não quero, deixar de publicar as opiniões que me enviam, aliá este é um ótimo meio de interação e que deve ser aproveitado.
      A opinião dos visitantes é desejável e muito importante para mim mas, uma vez mais, solicito que se identifiquem.
      A democracia e a liberdade cultiva-se com a participação e a opinião de todos.
      Boa noite e obrigado

      Eliminar