segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Combate ao escaravelho japonês

A Representação Parlamentar do PCP na ALRAA apresentou hoje um conjunto de perguntas escritas sobre o combate ao escaravelho japonês a nota aos OCS pode ser adedida aqui

Requerimento
O escaravelho japonês (Popillia Japonica) causou no passado verão danos consideráveis aos agricultores açorianos, em especial do Grupo Central, tendo-se verificado, nalgumas ilhas, explosões populacionais incontroláveis, como no caso da ilha do Faial.
Sendo uma praga de difícil controlo e erradicação, importa que as medidas de combate sejam aplicadas atempada e eficazmente, por forma a garantir o sucesso da minimização da população deste insecto.
Existiram diversos problemas no ano transacto, nomeadamente a carência de isco para as armadilhas, que permitiu a expansão e aumento da praga.
A infestação verificada no verão passado prenuncia novas infestações na próxima época que importa combater e minimizar através da tomada de medidas atempadas. Torna-se, por isso, ainda mais urgente a reavaliação do conjunto de meios de combate, levando em linha de conta também os efeitos potencialmente nocivos do ponto de vista da ambiental da utilização não ponderada de meios de combate químico.
Por outro lado, não se conhecem os resultados da necessária monitorização dos resultados da introdução de novas técnicas microbiológicas, como o fungo Metarhizium Anisopliae que podem, no médio prazo, ser decisivas para a minimização da praga.
Por fim, importa tomar neste momento as medidas necessárias para tentar evitar a repetição dos estragos verificados no ano passado.
Assim, a Representação Parlamentar do PCP Açores solicita ao Governo a seguinte informação:
- Está assegurada a existência de quantidade suficiente de isco para as armadilhas do escaravelho?
- Pretende o Governo renovar e reforçar a rede de armadilhas? Como procederá à sua distribuição?
- Está previsto algum reforço de meios ou a introdução de novas formas de combate ao escaravelho japonês, tendo em conta a dimensão da sua população no anterior?
- Qual é a amplitude, método e substâncias envolvidas no combate químico e quais são os seus potenciais impactos ambientais?
- Existe alguma monitorização sistemática da difusão do fungo Metarhizium Anisopliae e dos seus resultados na redução da população de escaravelhos?
- Existe alguma estratégia regional concertada para monitorizar e tentar conter a expansão do escaravelho nas diversas ilhas da Região?

31 de Janeiro de 2011
O Deputado Regional do PCP Açores
Aníbal C. Pires

Sem comentários:

Enviar um comentário